agreste
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Agreste da Paraíba
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Food trucks se consolidam como alternativa promissora no setor de alimentação fora do lar

  • PUBLICADO EM: 13/06/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Modelo combina mobilidade, custo reduzido, identidade de marca e adaptação a diferentes públicos, atraindo consumidores e empreendedores em todo o país

Modelo de negócio traz flexibilidade e contato direto com o público. Foto: Edward Eyer

Com operação enxuta, investimento inicial mais acessível e alta capacidade de adaptação, os food trucks têm ganhado destaque no setor de alimentação fora do lar no Brasil. A proposta de negócios sobre rodas, que alia criatividade, agilidade e contato direto com o público, tem se mostrado uma alternativa viável frente aos altos custos de um ponto fixo — especialmente nas grandes cidades.

Além de atender à demanda por conveniência e rapidez, o modelo permite testar novos produtos e alcançar públicos variados, circulando por eventos, feiras e festivais gastronômicos. A expansão dos food trucks acompanha mudanças no comportamento de consumo, cada vez mais voltado a experiências e formatos flexíveis de alimentação.

Mobilidade que se transforma em marca

Casos como o do Extraordinário Food Truck, em Minas Gerais, e do Cozinha dos Fundos, em Mato Grosso, mostram o potencial de transformação do modelo. À frente do Extraordinário, Glayber Ferreira percorre dezenas de cidades com um cardápio focado em hambúrgueres artesanais, adaptado conforme o perfil do evento.

“A concorrência aumentou bastante nos últimos anos, mas isso nos impulsiona a manter a excelência. As redes sociais e o boca a boca têm sido essenciais para conquistar novos clientes”, conta.

Em Cuiabá, o chef e empresário Márcio Augusto Patrício opera o Cozinha dos Fundos desde 2015. Hoje, o food truck funciona de forma integrada ao restaurante fixo. “A cozinha do truck é voltada à finalização dos pratos. O preparo principal é feito no restaurante, o que garante mais agilidade e padrão de qualidade”, explica.

Nos dois casos, a estrutura sobre rodas deixou de ser apenas um ponto de venda para se tornar parte essencial da estratégia do negócio, tanto em termos de identidade quanto de presença de marca. A mobilidade, longe de ser apenas conveniência, virou diferencial competitivo.

Modelo acessível, mas que exige preparo

Ainda que o investimento inicial e a estrutura sejam mais enxutos, o sucesso de um food truck está longe de depender apenas disso. Em muitos casos, a equipe é reduzida e o cardápio, simplificado — o que ajuda a manter os custos sob controle.

Porém, para garantir resultados consistentes, é necessário planejamento logístico, controle de insumos e habilidade para se adaptar rapidamente a diferentes contextos.

“A grande vantagem dos food trucks está justamente na operação que permite testar cardápios, rotas e públicos com mais agilidade e menos risco financeiro”, avalia José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel.

“Mas não se trata de um modelo fácil: o empreendedor precisa ser versátil, ter domínio da gestão e estar preparado para lidar com instabilidade de eventos externos, como o clima, sazonalidades e possíveis imprevistos técnicos”.

George Rodrigues, proprietário do My Burger Brasil, localizado em Recife, sabe bem disso, e ressalta outro contraponto: a limpeza e segurança dos alimentos. "Precisamos garantir um abastecimento de energia adequado e estável, o que é muito complicado, e prejudica muito a operação e abastecimento de água. Isso é essencial para garantir a limpeza e segurança na manipulação dos alimentos", diz.

Embora mais flexível do que um restaurante tradicional, o food truck também exige consistência no atendimento e construção de vínculo com o público. A experiência direta e menos formal é um diferencial importante.

“Há um valor simbólico na experiência do cliente quando ele encontra o truck na rua ou em um evento. O contato é mais próximo, e isso cria vínculos”, complementa Camargo. “Muitos consumidores passam a seguir o negócio nas redes sociais e acompanham a agenda. Poucos formatos permitem esse nível de conexão”.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Abrasel abre nova edição da Pesquisa de Conjuntura Econômica

O Quilo é Nosso valoriza restaurantes e premia criatividade e boas práticas

Aumento de tributação para fintechs pode prejudicar os pequenos negócios do setor

Vendas em bares e restaurantes registram queda 3,7% em junho, segundo Índice Abrasel-Stone

Comentários

Últimas Notícias

Abrasel abre nova edição da Pesquisa de Conjuntura Econômica

O Quilo é Nosso valoriza restaurantes e premia criatividade e boas práticas

Aumento de tributação para fintechs pode prejudicar os pequenos negócios do setor

Vendas em bares e restaurantes registram queda 3,7% em junho, segundo Índice Abrasel-Stone

Venda de vinhos revela perfil diversificado e oportunidades de crescimento

Retorno do horário de verão é alternativa à sobrecarga do sistema elétrico

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Fale Conosco

Endereço

Av. Manoel Tavares, 875 - Alto Branco -  Campina Grande/PB
CEP: 58400-490
 


Contato

(83) 3341-1989
(83) 999 767 778
abraselagreste@abrasel.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados